A (in)visibilidade dos acontecimentos e a lógica do condomínio na sociedade brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.112292Palavras-chave:
Morte, acontecimento, polarizações, lógica do condomínio.Resumo
O objetivo deste texto é refletir sobre o cenário de polarizações que marca o contexto brasileiro a partir do cruzamento entre dois acontecimentos ocorridos em agosto de 2015: a chacina que vitimou 18 pessoas em Osasco e Barueri, no dia 13, e as manifestações contra o governo Dilma, no dia 16. A associação entre os dois acontecimentos trouxe à tona algumas polarizações que constituem a cena pública contemporânea: entre os pró e os contra o governo do PT, entre centro e periferia, entre ricos e pobres. A análise revela traços da lógica do condomínio (DUNKER, 2015) que caracteriza nossa sociedade: uma forma de vida marcada pela segregação, em que muros impedem o diálogo e a compreensão entre os diferentes – o que é central na construção de uma sociedade democrática.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Compreensão e Política. In: ______. Compreender: Formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras; Belo Horizonte: Ed. UFMG, [1954] 2008. p. 330-346.
DUNKER, Christian. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.
JOAS, Hans. A sacralidade da pessoa: nova genealogia dos direitos humanos. São Paulo: UNESP, 2012.
MENDONÇA, R. F. A liberdade de expressão em uma chave não dualista: as contribuições de John Dewey. In: Venício Lima; Juarez Guimarães. (Org.). Liberdade de expressão: as várias faces de um desafio. 1ed.São Paulo: Paulus, 2013, v. 1, p. 41-63.
QUÉRÉ, Louis. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, n. 6, p. 59-75 , 2005.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.