A comunicação popular como ferramenta para a construção da cidadania

Autores

  • Cristiane Reimberg Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51162

Palavras-chave:

Comunicação Popular, cidadania, jornalismo.

Resumo

A comunicação popular deve contribuir para a construção da cidadania na comunidade. Segundo PERUZZO (1991), essa é uma comunicação emergente que vem do povo ou tem a ver com ele. É a partir desse conceito que refletimos sobre o papel desse tipo de comunicação para o conhecimento de direitos e deveres e para a prática da cidadania. Também analisamos como essa comunicação, que valoriza a comunidade, pode acontecer em uma sociedade de massa, fazendo uma relação com o jornalismo. Nesse sentido, utilizamos HELLER (1989) como fonte sobre a comunidade e a prática cotidiana. Já em relação ao jornalismo, teremos como base GENTILLI (2005). A questão da cidadania, por sua vez, será abordada a partir de MANZINI-COVRE (1993), que mostra a cidadania como o próprio direito à vida em sentido pleno, um direito que deve ser construído coletivamente.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Reimberg, Universidade de São Paulo (USP).
    Graduada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2002), especialista em jornalismo social pela Cogeae (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão) da PUC/SP (2006) e Mestranda em Ciências da Comunicação, no PPGCOM, da ECA/USP. Ingressou no Programa em 2007 e pesquisa a comunicação na Pastoral da Criança.

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Publicado

2009-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A comunicação popular como ferramenta para a construção da cidadania. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 5, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51162. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51162.. Acesso em: 29 mar. 2024.