A esfera simbólica da produção: estratégias de publicização do mundo do trabalho na mídia digital

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51170

Palavras-chave:

Consumo, publicização, mídia digital, mundo do trabalho, comunicação.

Resumo

As estratégias de representação do mundo do trabalho são analisadas nesse trabalho, na tradução do sistema produtivo da cerveja Bohemia para o meio digital, em função do universo simbólico de sua marca. Dessa forma, a Fábrica Bohemia, espaço virtual que é objeto da análise, é uma construção discursiva da produção de cerveja para sustentar e ampliar as significações intangíveis da mercadoria. Essa versão midiática da produção é reificada, mercadorizada para o consumo simbólico a partir de processos de publicização – conceito que amplia o sentido da publicidade como mensagem de fundo comercial restrita a espaços delimitados de veiculação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
    Vander Casaqui é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). vcasaqui@espm.br.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A esfera simbólica da produção: estratégias de publicização do mundo do trabalho na mídia digital. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 6, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51170. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51170.. Acesso em: 28 mar. 2024.