CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA FACULDADE DE HIGIENE E SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Rodolfo dos Santos Mascarenhas
  • Adélia Vieira de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v13i1p243-262

Resumo

Os AA. estudaram a evolução do ensino da educação sanitária na atual Faculdade de Higiene e Saúde Pública, desde 1925, dividindo-a nas seguintes etapas: I - Fase de 1925 a 1939: Em 1925, existindo sómente uma escola de enfermagem no país, o Prof. Geraldo H. de Paula Souza, então Diretor do Serviço Sanitário do Estado e Professor de Higiene da Faculdade de Medicina, criou um Curso de Educadores Sanitários selecionando para o mesmo professôres primários. Êstes, após um ano de curso, exerciam atividades nos centros de saúde criados na mesma data. Apesar de existir uma disciplina denominada Ética, Educação c Administração Sanitárias, não foram ministradas aulas específicas de educação sanitária. II - Fase de 1940 a 1945 - A disciplina Educação Sanitária foi criada para êssc curso em 1939 c durante êsse período foi ministrada por profissionais que exerciam atividades em outros setores do Centro de Aprendizado, do então Instituto de Higiene. Alguns dêsses profissionais ocasionais eram diplomados pelo Curso de Educadores Sanitários, outros tinham curso de enfermagem nos Estados Unidos ou Canadá.III - Fase de 1946 a 1950 - Foi permitido o ingresso no Curso de Educadores Sanitários aos alunos com diploma de curso colegial, não sendo mais obrigatório o curso de professor primário. Durante êsse período manifestaram-se sôbre reformas do ensino do Curso de Educadores Sanitários, profissionais com exercício nos parques infantis e, por duas vêzes, a Associação dos Educadores Sanitários. Aulas de Sociologia e de Psicologia Social começaram também a ser ministradas no Curso de Educadores Sanitários para auxiliar a formação dêsses profissionais. Técnicos do Ponto IV e do SESP reuniram-se várias vêzes, na Faculdade de Higiene e Saúde Pública, propondo também modificações no referido curso. O ensino de educação sanitária continuou a ser ministrado por educadores sanitários que exerciam funções no Centro de Aprendizado. IV - Fase de 1951 a I 956 - Caracterizou-se por modificações profundas no ensino da educação sanitária para o Curso de Educadores Sanitários e por tentativas de implantação dessa disciplina nos demais cursos da Faculdade de Higiene. O Ponto IV colocou à disposição da Faculdade de Higiene e Saúde Pública, a partir de 1954, uma educadora sanitária norte-americana, que durante quatro anos exerceu as funções de consultora. Em 1955, pela primeira vez, a disciplina Educação Sanitária foi oficialmente introduzida em um novo Curso, o de Inspetores Sanitários.V - Fase de 1957 - Caracterizada pela implantação da disciplina Educação Sanitária em todos os cursos da Faculdade de Higiene, pela inclusão dessa disciplina em todos os novos cursos criados, por iniciativa da Cadeira de Técnica de Saúde Pública, com uma equipe se dedicando, sob a supervisão de um assistente especializado, e pelas primeiras tentativas para a reorganização do centro de Aprendizado para treinamento em educação sanitária.  Educação Sanitária é ministrada em conjunto para os cursos de Higiene e Saúde para Médicos, Dentistas, Veterinários e Enfermeiras, e em separado, para alunos do curso similar de engenheiros. É também ministrado, conjuntamente, para alunos do curso de Inspetores Sanitftrios e Nutricionistas. A equipe de ensino de educação sanitária formada por assistente da Cadeira de Técnica de Saúde Pública com título de "Master" em Saúde Pública c com especialização em Educação Sanitária pela Universidade da Califórnia, por uma técnica em educação sanitária pela Universidade de Porto Rico e outra pela Universidade de North Carolina. Duas educadoras com curso em São Paulo especializaram-se em Materiais Audio-visuais, graças à cooperação de técnicos do Ponto IV. Está sendo planejado um programa de Educação Sanitária dentro da conceituação atual, no Centro de Aprendizado, para que os alunos tenham onde receber prática daquilo que é ministrado nas aulas de Educação Sanitária.

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Biografia do Autor

  • Rodolfo dos Santos Mascarenhas
    Professor Catedrático de Técnica de Saúde Pública.
  • Adélia Vieira de Freitas
    Fducadora Sanitária da Cadeira de Técnica de Saúde Pública

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Publicado

1959-06-01

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA FACULDADE DE HIGIENE E SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. (1959). Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 13(1), 243-262. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v13i1p243-262