Cent dix ans depuis la Conference de Berlin: las guerres qui partagent l'Afrique

Autores

  • Etienne-Richard Mbaya Universidade de Colônia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p153-177

Palavras-chave:

Conferência de Berlim, partilha da África, História da África, Congo.

Resumo

O texto constitui-se em uma análise crítica das diferentes tribulações vividas pelo continente africano ao final do século XX, uma vez que o mesmo havia sido esperado com grande expectativa, como um século de muito progresso. O autor, africano e professor universitário, atribui a essas tribulações como sendo a principal causa da situação desastrosa em que se encontra o continente, tanto na área político-econômica quanto na sócio-cultural. De fato, o quadro econômico, político, social e cultural da África atual, pode ser assimilado ao de um país saindo frescamente de uma guerra. Guerra que ele representa pela triple ação destruidora da trata negreira (destruição, despovoamento e expatriação das populações africanas), da colonização (forçando a aculturação religiosa, cultural e econômica) e enfim, da ditadura pós-colonial (criando esta vez a monopolização e tribalização do poder, confisco das liberdades individuais, conflitos interétnicos e tantos outros) estabelecida pelos dirigentes africanos após conquista da independência). Para demonstração de sua análise, o autor serve-se do exemplo da região da África Central, particularmente do Congo, transformada já após a conferência africana de Berlim pelo força dos interesses das potências européias em “colônia internacional dita Estado Independente do Congo” graças às vantagens de suas águas navegáveis. Enfim, diante desse quadro sinistro apresentado pelo continente, coloca a adoção e a implantação plena da democracia como condição sine qua non para a reversão dessa situação que acredita, deve ser realizada pelos próprios países africanos e suas populações correspondentes segundo seus interesses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Etienne-Richard Mbaya, Universidade de Colônia
    Prof. Dr. Faculté de Droit de l'Université de Cologne, Institut du Droit Générale de Droit Public International et de l'Etat de Droit Public des Etrangers.

Publicado

1998-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cent dix ans depuis la Conference de Berlin: las guerres qui partagent l’Afrique. África, [S. l.], n. 20-21, p. 153–177, 1998. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p153-177. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/75108.. Acesso em: 28 mar. 2024.