Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Normas para Publicação

A revista ALTERJOR é uma publicação semestral destinada a professores, estudantes, profissionais e interessados que tem como objetivo a discussão de temas relacionados ao Jornalismo Popular e Alternativo. A publicação aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de dossiê, artigo, ensaio, resenha, entrevista ou reportagem.

É necessário se cadastrar nesta plataforma (no item de menu "Cadastro" ou por este link, na qual o(a) pesquisador(a) irá criar um nome de usuário e senha para acessar as funções de envio de trabalho. Após a confirmação de cadastro, clique no link "Autor" e proceda os "Cinco passos de Submissão". O preenchimento de campos obrigatórios dos Metadados de indexação. A Concordância com as Políticas Editoriais de Alterjor se trata de um pré-requisito para o envio de pesquisa. Caso discorde de qualquer uma das exigências, recomendamos que não submeta seu texto.

A apreciação sobre o trabalho será feita por pareceristas (membros do Grupo ALTERJOR). Os trabalhos aprovados são avaliados, então, pelos editores responsáveis pela revista. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. Posteriormente, informa-se a data da publicação. As réplicas estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo.

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas:

  • Digitados em Word/Writer (com extensão DOC ou RTF), com a página configurada com margens de 3 cm e papel A4;
  • Fonte: Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;
  • As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução de 150 a 500 dpi; 
  • Os títulos e subtítulos deverão estar em negrito, caixa alta e digitados em Times New Roman, corpo 12;
  • O nome do autor virá alinhado à esquerda, em Times New Roman, corpo 12, itálico, seguido de um breve currículo (com e-mail) em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10;
  • Resumo: de 5 a 10 linhas, entre 600 e 900 toques, contendo a descrição do trabalho, assim como é obrigatório a tradução para o trabalho em inglês (abstract).
  • Palavras-chave: três a cinco palavras-chave, com tradução em inglês (keywords), separadas por ponto final.

As contribuições também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.

  • Artigos e dossiês: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre as mídias populares e alternativas.
  • Ensaios: nesta seção, alocaremos relatos sobre o trabalho de profissionais da mídia popular e alternativa, bem como reflexões, apreciações e debates sobre o tema.
  • Opinativos: aqui serão compreendidas as análises como resenhas, crônicas, artigos, comentários, entre outros, que tenham como pauta o jornalismo popular e alternativo.
  • Relatórios de pesquisa: Destinado à publicação de pesquisas em andamento, em formato de relatos com descrição das atividades específicas (Iniciação científica, Grupo de pesquisa, Teses, Dissertações etc). Deve conter o nome do(a) orientador(a) do Projeto em desenvolvimento.
  • Entrevistas: entrevistas com profissionais ou acadêmicos atuantes na área de jornalismo popular e alternativo
  • Reportagens: esta seção compreende matérias, relatos jornalísticos, sobre iniciativas na área de jornalismo popular e alternativo.
  • Espaço Alternativo: a revista ALTERJOR também aceita o envio de outros formatos, como poesias, contos, roteiros, infográficos etc.

 

As regras para citação serão as seguintes:

  • As citações no interior do texto que forem inferiores a 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (Souza, 2002: 15);
  • As citações acima de três linhas deverão obedecer ser deslocadas dois parágrafos e deverão ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples e sem aspas e obedecer também à citação no formato (Souza, 2002:28), como no caso acima;
  • As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas.

As referências serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:

  • Livros:
    Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • Capítulos de livros:
    Exemplo: ALVES, Soraya. “Os problemas da comunicação digital”. In:  SOUZA, Agemiro (org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
  • Artigos em periódicos:
    Exemplo: LORAINE, Francisca. “Teoria da imprensa diária”. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, no 15/ Maio de 2007, pp. 15-38.
  • Textos da Internet:
    Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em http://novasquestões.com.br/marciasilva. Acesso em 03/12/2002.