Militância cênica no teatro negro brasileiro

Autores

  • Régia Mabel da Silva Freitas Programa Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento, na Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p167-178

Palavras-chave:

Teatro negro, Militância cênica, Difusão de questões da negritude.

Resumo

Esta pesquisa investiga a militância cênica no teatro negro brasileiro. De natureza qualitativa, cunho etnográfico e percurso exploratório-descritivo, os dados foram coletados com revisão bibliográfica e análise documental. O referencial teórico aporta-se em livros, revistas, produções acadêmicas, sites, blogs, vídeos, documentários entre outras fontes que abordam o teatro negro como elemento de resistência e difusor de questões da negritude. Percebeu-se que cotidianamente os atores sempre discutiram com denodo em seus espetáculos a luta pela cidadania plena dos negros em busca da garantia dos seus direitos civis, políticos e sociais. Destarte, considerou-se o teatro mais uma estratégia negra afro-brasileira de resistência.

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Biografia do Autor

  • Régia Mabel da Silva Freitas, Programa Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento, na Universidade Federal da Bahia

    Doutoranda do Programa Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento, na Universidade Federal da Bahia, sob orientação da professora doutora Rosângela Costa Araújo. Docente de Graduação e Pós-Graduação em faculdades privadas e articuladora de arte e cultura dos ensinos fundamental e médio da rede pública do estado da Bahia. Autora de Bando de Teatro Olodum (2014).

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Militância cênica no teatro negro brasileiro. (2017). Revista Aspas, 7(1), 167-178. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p167-178