Querença: construção de uma cena afro-brasileira

Autores

  • Vanessa S. Soares Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p179-190

Palavras-chave:

Manifestação afro-brasileira, Mulher negra, Religiosidade, Teatro.

Resumo

Este artigo trata de Querença, vivência cênica realizada pelo Grupo Saramuná, inspirada nas reminiscências acerca da religiosidade afro-brasileira presente nas manifestações populares. Esta pesquisa foi desenvolvida pela autora usando como metodologia o laboratório de criação “Ancestralidade – Matrizes – Cena Afro-brasileira”, com a finalidade de colocar em questão os desdobramentos da cultura tradicional em diálogo com as artes da cena, na perspectiva de construção de uma cena afro-brasileira fundamentada, cuja estrutura baseia-se na compreensão da memória ancestral e nas suas correlações com o religioso e o sagrado, as artes cênicas e a educação. Conclui-se que é importante para a artista negra fazer vibrar o potencial da participação e pertencimento que as culturas de matriz africana possibilitam.

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Biografia do Autor

  • Vanessa S. Soares, Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba

    Arte-educadora licenciada em Teatro. Mestranda em Educação – Movimentos Sociais pela Ufscar – Sorocaba. 

Referências

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Querença: construção de uma cena afro-brasileira. (2017). Revista Aspas, 7(1), 179-190. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p179-190