Apresentação do projeto de pesquisa "Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta"

Autores

  • Umberto Cerasoli Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p44-51

Palavras-chave:

formação do ator, treinamento, varasanta

Resumo

Projeto para o desenvolvimento de um treinamento de atores, a partir do mapeamento do trabalho de formação desenvolvido pelo grupo de teatro colombiano Varasanta, com o intuito de aplicá-lo ao contexto de formação de atores universitários no Brasil. O projeto está estruturado em três eixos: histórico, teórico e prático; e baseado, fundamentalmente, na metodologia da observação participante e nos pressupostos de trabalho do Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da ECA-USP). Para evidenciar os princípios do trabalho e avaliar a eficiência do treinamento que será proposto, estão previstos o desenvolvimento de uma Demonstração Técnica, a criação de um Exercício Cênico e a realização de um Curso (nos moldes de uma disciplina de graduação), que será ministrado a um grupo de controle formado por estudantes de teatro em formação universitária. Ao final da pesquisa, além da tese, serão apresentados os resultados cênicos e metodológicos obtidos durante o processo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Umberto Cerasoli Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP. 

Referências

ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BURZYNSKY, T.; OSINSKI, Z. Grotowski´s Laboratory. Warsaw: Interpress Publishers, 1979.

CERASOLI, Umberto Jr. O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2010.

FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla (orgs). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva e SESC; Pontedera, It: Fundazione Pontedera Teatro, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971b.

KUNIEGA, Jennifer. The theatre of Grotowski. New York: Methuen, 1985.

MONTES, Fernando (org). Jerzy Grotowski Lo que Fue. Colômbia: Ministerio de Cultura, Centro de Documentación Escénica: 1999.

MOTTA LIMA, T. Conter o Incontível: apontamentos sobre os conceitos de estrutura e espontaneidade em Grotowski. IN: Sala Preta - Revista do Programa de pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP, São Paulo, n.5, 2005.

______. Les Mots Pretiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski. 2008. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

______. Experimentar a memoria, ou experimentar-se na memoria: apontamentos sobre a noção de memoria no percurso artístico de Jerzy Grotowski. Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. São Paulo: USP, n.9, p.159-169, 2009.

RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle azione fisiche. Milão: Ubulibri 1993.

SCHEKNER, R. ; WOLFORD , L. The Sourcebook. New York: Routledge, 1997.

Downloads

Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Apresentação de Projetos de Pesquisa

Como Citar

Apresentação do projeto de pesquisa "Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta". (2012). Revista Aspas, 2(1), 44-51. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p44-51