A atividade de “Indicação de leitura” realizada no IFSP: promoção de práticas de incentivo à leitura

Autores

  • Cintia Almeida da Silva Santos Universidade Federal de São Carlos. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
  • Marcel Pereira Santos Universidade Federal de São Carlos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106586

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Práticas de Incentivo à Leitura, Instituto Federal de São Paulo

Resumo

A promoção de práticas de incentivo à leitura é frequentemente realizada pelos bibliotecários e demais profissionais da informação na tentativa de apresentar aos usuários das bibliotecas e demais unidades de informação a leitura como um evento social, prazeroso e não obrigatório, que pode permear diversas vertentes do mundo real ao mundo imaginário. O ato da leitura nada custa ao leitor ao mesmo tempo em que o enriquece e o engrandece à medida que propicia a construção de novos conhecimentos. Este artigo abarca a importância da realização das práticas de incentivo à leitura na contribuição da formação do aluno leitor e também apresenta o relato de uma simples experiência pensada, organizada e realizada pela Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara chamada “Indicação de Leitura” esta atividade objetiva apresentar aos usuários da biblioteca o fantástico mundo literário ali disponível. A atividade que é realizada mensalmente gerou um aumento significativo no empréstimo das obras literárias indicadas para leitura, fator que demonstrou a participação e o envolvimento dos usuários da biblioteca com esta atividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cintia Almeida da Silva Santos, Universidade Federal de São Carlos. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
    Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Araraquara. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos
  • Marcel Pereira Santos, Universidade Federal de São Carlos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Araraquara
    Bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Araraquara Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A atividade de “Indicação de leitura” realizada no IFSP: promoção de práticas de incentivo à leitura. (2013). Biblioteca Escolar Em Revista, 2(1), 55-68. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106586