Bibliotecas Escolares e as Linguagens de Indexação

Autores

  • Vera Lucia Ribeiro Guim Universidade Estadual Paulista - UNESP Câmpus Marília Departamento de pós graduaçã em ciência da informação
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108106

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Indexação, Linguagens de indexação, Classificação

Resumo

A discussão sobre as linguagens de indexação se apresenta como tema deste trabalho tendo como foco as bibliotecas escolares. O estudo objetiva assim fundamentar a consistência das linguagens com base nos elementos presentes na indexação. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas e observação participante tendo como objetivo verificar as linguagens de indexação nas bibliotecas escolares. Dessa forma, destacaram-se as classificações nas bibliotecas escolares da rede pública municipal de ensino. Apesar de possuírem o mesmo intuito e o mesmo publico alvo, as escolas apresentaram visões diferentes, segundo seu público usuário. Assim, destaca-se a influência e representação das linguagens frente às instituições bem como seu propósito e importância.

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Biografia do Autor

  • Vera Lucia Ribeiro Guim, Universidade Estadual Paulista - UNESP Câmpus Marília Departamento de pós graduaçã em ciência da informação

    Departamento de ciência da informação-  Unesp Câmpus Marilia.

    Programa de pós graduação em ciência da informação.

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Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bibliotecas Escolares e as Linguagens de Indexação. (2016). Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 75-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108106