Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch

Autores

  • Renato Sztutman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124

Palavras-chave:

Jean Rouch, filme etnográfico, ritual, possessão.

Resumo

Este artigo trata da gênese do cinema
de Jean Rouch (1917-2004), dando foco ao filme
Les maîtres fous, de 1954. Com este, Rouch realiza a
transição do filme etnográfico em seus moldes “clás-
sicos” para um questionamento mais sofisticado so-
bre a linguagem. Ao filmar um ritual de possessão
na Costa do Ouro (hoje em dia, Gana), Rouch aca-
ba por promover uma reflexão sobre a relação entre
realidade e imaginário, que diz muito sobre outra
relação, aquela que se dá entre a práxis cinemato-
gráfica e a análise antropológica.

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Biografia do Autor

  • Renato Sztutman, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Antropologia Social pela
    FFLCH/USP e co-editor da revista Sexta-Feira:
    antropologia, artes e humanidades.

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Publicado

2005-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch. (2005). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 13(13), 115-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124