Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124Palavras-chave:
Jean Rouch, filme etnográfico, ritual, possessão.Resumo
Este artigo trata da gênese do cinemade Jean Rouch (1917-2004), dando foco ao filme
Les maîtres fous, de 1954. Com este, Rouch realiza a
transição do filme etnográfico em seus moldes “clás-
sicos” para um questionamento mais sofisticado so-
bre a linguagem. Ao filmar um ritual de possessão
na Costa do Ouro (hoje em dia, Gana), Rouch aca-
ba por promover uma reflexão sobre a relação entre
realidade e imaginário, que diz muito sobre outra
relação, aquela que se dá entre a práxis cinemato-
gráfica e a análise antropológica.
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Publicado
2005-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch. (2005). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 13(13), 115-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124