Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Imagens e reflexões: a linguagem da geometria nas escolas

Regina Coeli Moraes Kopke

Resumo


Este artigo é baseado em tese de doutoramento e tem como objetivo discutir o retorno da geometria e do desenho na educação básica à luz da transdisciplinaridade. Entende-se a geometria como a representação gráfica da matemática que está interligada às demais disciplinas do currículo escolar, o que ocorre também com o desenho. A abordagem transdisciplinar, por sua vez, visa a compreensão do conhecimento de forma mais completa,
fugindo da abordagem tradicional que o fragmenta. Deste modo, espera-se que a escola e os professores atualizem sua forma de pensar e abordar tanto a geometria quanto o desenho.

Palavras-chave


geometria e desenho; ensino de geometria e desenho; transdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64658

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.