A canção popular brasileira através do olhar de Wisnik

Autores

  • Liliana Harb Bollos Faculdade de Música Carlos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.68199

Palavras-chave:

música popular, crítica musical, canção popular.

Resumo

Este texto analisa o Livro de Partituras de José Miguel Wisnik, professor de literatura, ensaísta e músico. Em sua obra, o autor busca, através da música, compreender a relação afetiva do pianista e compositor de canções com os arpejos do piano e com o sentido das palavras dentro da música. Tal compreensão orienta o autor para o resgate e entendimento das manifestações culturais com base na literatura e na música do país onde vive. Como compositor, através das suas criações presentes no Livro de
Partituras, ele consegue dimensionar as duas artes, música e literatura, integrando-as na fronteira da "alta" música popular onde as duas artes se encontram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliana Harb Bollos, Faculdade de Música Carlos Gomes
    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, 2004. É mestre em Música Popular e graduada em piano-jazz pela Universidade de Música e Artes Cênicas em Graz, Áustria e bacharel e
    licenciada em Português pela FFLCH-USP. É professora da Faculdade de Música Carlos Gomes e pianista.

Downloads

Publicado

2005-08-27

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

A canção popular brasileira através do olhar de Wisnik. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.68199