A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará

Autores

  • Lia Pinheiro Barbosa Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/Universidade Estadual do Ceará
  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/ Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003

Palavras-chave:

Escolarização, Educação, Reforma agrária

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar o Projeto de Escolarização de Trabalhadores e Trabalhadoras em Áreas de Assentamentos Rurais no Ceará, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. O referido projeto objetiva a escolarização, até a quarta série, de 4.600 jovens e adultos nas áreas de Reforma Agrária. Tendo como referencial teórico a pedagogia freiriana, o projeto acontece de forma integrada e em parceria com o INCRA-Ce, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e o MST. Pretende-se, ainda, analisar alguns aspectos pertinentes ao projeto, a saber: qual o papel atribuído pelos movimentos sociais à Educação na Reforma Agrária? A proposta educativa realmente consubstancia o efetivo direito à educação ou as intercorrências terminam por minar estas conquistas? As propostas realizadas pelos parceiros têm concretamente se realizado na sala de aula?

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Biografia do Autor

  • Lia Pinheiro Barbosa, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/Universidade Estadual do Ceará
    Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Assistente da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, campi da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora Pedagógica do Projeto Escolarização I, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA
  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/ Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Adjunta da Universidade
    Estadual do Ceará. Coordenadora Geral do Projeto Escolarização I e II do Programa Nacional de Educação na
    Reforma Agrária – PRONERA.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

A Escolarização dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de assentamentos rurais no Ceará. (2009). Cadernos CERU, 20(2), 33-49. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000200003