A educação de adultos como socialização: Hannah Arendt versus Paulo Freire

Autores

  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia
  • Marinaldo Fernando de Souza Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p121-136

Palavras-chave:

Educação de adultos, Educação dialógica, Paulo Freire, Hannah Arendt

Resumo

Este texto analisa dados sob referenciais teóricos diametralmente oposto. Estimulados pela repentina e recente popularidade de Hannah Arendt, resolvemos submeter os dados de uma dissertação já defendida a um “novo” referencial, extraído do famoso texto de Arendt sobre a crise da educação nos Estados Unidos nos anos 1950. Os dados haviam sido interpretados à luz da epistemologia de Paulo Freire. Em novas análises, a partir de Arendt, nossas interpretações ganharam ainda mais força. No entanto, na comparação final entre os dois pensadores, destacam-se diferenças irreconciliáveis: Para Arendt, é impossível educar adultos e o mundo da educação deve ser desvinculado do mundo da política, já que a responsabilidade do educador se baseia na tradição e na autoridade, enquanto para Freire é possível sim educar adultos e a responsabilidade do educador – tal como em Sartre – leva à liberdade. Concluímos ser possível a educação social de adultos se, numa relação dialógica, nos educarmos com eles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia

    Socióloga e pesquisadora do CNPq junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar da Unesp em Araraquara e ao Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UNIARA. Professora Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, pós doutorado pela Universidade de Oxford.

  • Marinaldo Fernando de Souza, Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

    Psicólogo Social, Mestre e Doutorando em Educação Escolar pela UNESP Araraquara. Bolsista Capes

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013. 7ed.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola. 2011

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006

BRASIL, POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (PNAS), aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, e publicada no Diário Oficial da União – DOU do dia 28 de outubro de 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

HAAG, Carlos. A paixão pela liberdade. [setembro, 2013]. Pesquisa FAPESP, São Paulo, N. 211,setembro/2013, p.86.

MACIEL, Carlos Alberto Batista. Benefício de prestação continuada: as armadilhas. PresidenteVenceslau: Letras à Margem, 2008.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

SARTRE, Jean Paul. O ser e o nada.Ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis: Vozes,2013.

SOUZA, Marinaldo Fernando de. Das formas instituídas às contradições reveladas:análise dapráxis educacional das políticas públicas de assistência social. Dissertação (Mestrado em EducaçãoEscolar) Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, 2010.

WHITAKER, Dulce C. Andreatta. Sociologia Rural:questões metodológicas emergentes.Presidente Venceslau: Letras à Margem/CNPq, 2002.

WHITAKER, Dulce C. Andreatta; WHITAKER, Valéria; SOUZA, Marinaldo Fernando. Propostametodológica para pesquisa de campo em assentamentos de reforma agrária. Retratos de Assentamentos. Araraquara: Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e MeioAmbiente/NUPEDOR/CNPq. V.14 N.1, 2011a. p. 17-31.

WHITAKER, Valéria; WHITAKER, Dulce C. Andreatta; SOUZA, Marinaldo Fernando.Subjetividade, Ciência e Natureza. In: FERRANTE, Vera Lúcia Botta Ferrante. et al. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente: os desafios da interdisciplinaridade. Rio de Janeiro:Publit, 2011b.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

A educação de adultos como socialização: Hannah Arendt versus Paulo Freire. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 121-136. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p121-136