A dinâmica do enlutamento na sociedade israelense contemporânea e seus ecos na literatura de David Grossman

Autores

  • Karla Louise de Ameida Petel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2016.125028

Palavras-chave:

Dinâmica do Enlutamento, Sociedade Israelense, Literatura Contemporânea de Israel, David Grossman.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a dinâmica do enlutamento existente na sociedade israelense contemporânea e sobre em quais momentos/eventos históricos reside a sua origem. Esta pesquisa busca também analisar a flagrante manutenção da dor e do trauma como experiência individual e coletiva em Israel, reforçados pelo próprio Estado através de inúmeras datas e rituais memorialísticos, chegando a atingir proporções nacionais. Consolidado como uma verdadeira construção social, o enlutamento, portanto, passa a fazer parte da dura realidade cotidiana do país e ressoa nas mais diversas manifestações artísticas da sociedade, sobretudo a literatura. Por fim, este trabalho dedica-se ainda a uma leitura analítico-interpretativa de duas obras do autor contemporâneo israelense David Grossman – A mulher foge (2011) e Fora do tempo (2012) as quais contém ecos muito significativos da temática da morte e do luto característicos da sociedade israelense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karla Louise de Ameida Petel, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Estudos Judaicos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes da Universidade de São Paulo e Professora do Departamento de Língua e Literatura Hebraicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

A dinâmica do enlutamento na sociedade israelense contemporânea e seus ecos na literatura de David Grossman. (2016). Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 14, 11-34. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2016.125028