Arthur Miller e sua dramaturgia: a Shoá como um ponto de virada

Autores

  • Thiago Pereira Russo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2016.125034

Palavras-chave:

Arthur Miller, Humanismo Judaico, Teatro, Shoá.

Resumo

Este artigo discute a essência dramatúrgica de um dos autores canônicos mais importantes do teatro norte-americano, Arthur Miller. Mesmo que não seja possível mergulhar no universo judaico através de seu corpo de trabalho, é possível identificar elementos da cultura judaica presentes não somente em suas peças teatrais, mas também em sua identidade. O contato com as questões da Shoá aflora sua judeidade e conduz Miller a um ponto de virada em sua criação dramatúrgica, em que a responsabilidade pelos problemas da sociedade passa a ser atribuída não somente ao sistema, mas ao indivíduo, o que aproxima Miller a um humanismo judaico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Pereira Russo, Universidade de São Paulo
    Psicanalista, mestre e doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH-USP) e membro da The Arthur Miller Society, nos Estados Unidos. Foi palestrante convidado para o Arthur Miller Centennial em Nova Iorque, em 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

LITERATURA HEBRAICA E JUDAICA

Como Citar

Arthur Miller e sua dramaturgia: a Shoá como um ponto de virada. (2016). Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 14, 114-125. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2016.125034