Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p57-82Palavras-chave:
tecnologia, literacia, literacia tecnológica, tecnoliteracias, literacia computacional.Resumo
Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.