Práticas Educomunicativas e a redução da violência no contexto escolar

Autores

  • Marciel A. Consani Universidade de São Paulo
  • Maria Carolina Aguilera Maccagnini ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p83-91

Palavras-chave:

educommunication, dialogue, school violence, Cultura of Peace, public school

Resumo

Este texto se propõe a abordar a questão das práticas educomunicativas como ações de mediação de conflitos baseadas na promoção do diálogo e na aproximação entre os diversos atores sociais presentes no processo educativo. Nosso recorte é para o locus escolar, onde foi implementado o projeto Educom.Rádio, na medida em que o direcionamento efetivo da Educomunicação para o âmbito das políticas públicas, naquela ocasião (2001-2004), ocorreu pela demanda apresentada pela rede pública paulistana por alternativas inovadoras que promovessem a redução da violência nas escolas. Passada mais de uma década do encerramento daquele projeto, consideramos oportuno analisar a efetividade das ações dos educomunicadores na redução da violência escolar. Esta pode ser identificada, principalmente, com a melhoria das relações dialógicas interpessoais/intergrupos e com a promoção da Cultura da Paz.

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Biografia do Autor

  • Marciel A. Consani, Universidade de São Paulo
    Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008), com  Mestrado (IA-UNESP, 2003) e graduação em Artes/Música, possui Licenciatura Plena em Educação Artística e Especialização em Tecnologia da Educação (PUC-SP). Atualmente é pós-doutorando vinculado ao Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas (NIED-UNICAMP) e professor do curso de Licenciatura em Educomunicação do Centro de Comunicação e  Artes (CCA) da ECA/USP. Com experiência em produção de materiais didáticos  nas áreas de EaD, Mídia e Artes, atua, principalmente, na formação de comunicadores e educadores.
  • Maria Carolina Aguilera Maccagnini, ECA/USP

    Especialista em Educomunicação pelo CCA-ECA/USP

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

Práticas Educomunicativas e a redução da violência no contexto escolar. (2015). Comunicação & Educação, 20(2), 83-91. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p83-91