Paralelo entre práticas brasileiras e lusitanas de assistir a telenovela contribuem para reflexões sobre papel do consumo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p149-154Palavras-chave:
comunicação e práticas de consumo, telenovela, Brasil, PortugalResumo
A telenovela e as relações de comunicação e consumo que estabelecem servem de guia para Marcia Tondato e Maria Aparecida Baccega na organização do livro aqui resenhado: A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogo Brasil e Portugal. O chamado horário nobre (prime time) da televisão brasileira e portuguesa é foco das análises escolhidas. A pesquisa concentrou-se em canais de TV aberta – no Brasil, as emissoras Globo e Record, e em Portugal, SIC e TVI. Publicidade e teleficção foram estudadas, trazendo elementos que ratificam a importância da teleficção nas sociedades brasileira e portuguesas, bem como o papel do consumo na tessitura social.
Downloads
Referências
ALONSO, Luis Enrique. La era del consumo. Madrid: Siglo XXI, 2006.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
TONDATO, Marcia Perencin; BACCEGA, Maria Aparecida. A telenovela nas relações de comunicação e consumo: diálogos Brasil e Portugal/Marcia Perencin Tondato; Maria Aparecida Baccega (orgs.). Jundiaí: Paco Editorial: 2013.
SASSATELLI, Roberta. Consumo, cultura y sociedade. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.