Recepção: nova perspectiva nos estudos de Comunicação

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p7-16

Palavras-chave:

recepção, campo da comunicação, cultura, discurso, realidade social

Resumo

O artigo trata dos estudos de Recepção dos meios de comunicação a partir da perspectiva do campo da comunicação, ou seja, como processo de interação e diálogo entre sujeitos – emissores e receptores. Destaca a importância da cultura, do cotidiano e da origem social dos receptores como constituintes da mediação, lugar para a configuração dos significados. Os estudos de recepção, desse ponto de vista, estão interessados nas características socioculturais dos receptores e como elas atuam na significação e ressignificação, no diálogo e nas práticas culturais que se dão no campo da comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1998-08-30

Como Citar

Recepção: nova perspectiva nos estudos de Comunicação. (1998). Comunicação & Educação, 12, 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p7-16