Audiência: uma abordagem sociológica da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i17p61-67Palavras-chave:
audiência, mídia, televisão, democracia, ItáliaResumo
O artigo discute como as audiências têm sido subestimadas por profissionais, intelectuais e pesquisadores que pensam os meios de comunicação e trabalham neles. Essa subestimação resulta, principalmente na TV, na falta de respeito à qualidade da programação, às mudanças na grade e no horário, e está baseada na concepção segundo a qual a audiência é uma massa indistinta, e não formada por cidadãos que devem ter respeitados os seus direitos. O autor afirma também que esse tipo de subestimação está ligado ao atraso dos estudos sobre os meios de comunicação na Itália e, ainda, à falta de formas avançadas de tratar a comunicação/educação nas escolas. Com essa postura, os italianos deixaram de abordar os meios de comunicação como objetos sociais complexos, que têm relevância estratégica para o funcionamento das instituições fundamentais: o mercado, a democracia e a formação.
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