Comunicação e educação: a perspectiva do receptor

Autores

  • Margaret de Oliveira Guimarães Centro Universitário Mauá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i20p15-20

Palavras-chave:

indivíduo, emissor-receptor, recepção, diálogo, instituição escolar

Resumo

A autora lembra o problema da perda da hegemonia do indivíduo social na contemporaneidade para destacar a importância do aluno como receptor ativo, parte do diálogo necessário entre emissor/professor-receptor/aluno no processo educativo. Salienta que a instituição escola não pode continuar enclausurada no discurso autoritário. Ela precisa abrir-se às experiências concretas vivenciadas pelos jovens. Tais experiências são, cada vez mais, mediadas pelos meios de comunicação. Daí a importância da inter-relação comunicação/educação e de o professor/emissor estar aberto ao diálogo com o aluno/receptor, pois a permanência desta barreira só acentua a ineficiência da instituição escolar.


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Publicado

2001-04-30

Como Citar

Comunicação e educação: a perspectiva do receptor. (2001). Comunicação & Educação, 20, 15-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i20p15-20