Multiculturalismo e identidade: o papel dos meios de comunicação e da escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p37-42Palavras-chave:
multiculturalismo, identidade, exclusão, meios de comunicação, escola, diversidade culturalResumo
O autor discute a relação, no mundo globalizado, entre multiculturalismo e identidade. Afirma que a aparente contradição que expressam não é um problema grave. Trata-se de um fenômeno pelo qual a humanidade vem passando ao longo de sua história. Destaca, entretanto, que o acelerado desenvolvimento tecnológico e a concentração de riquezas têm traçado um quadro dramático no que diz respeito ao multiculturalismo e à identidade, à medida que têm levado grandes parcelas da população à exclusão socioeconômica e, portanto, limitado seu acesso aos bens culturais e ao conhecimento disponíveis na sociedade contemporânea. Os meios de comunicação e a escola podem, segundo a concepção do autor, desempenhar importante papel, diminuindo as distâncias entre incluídos e excluídos, bem como trabalhando no sentido da inclusão social.
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