Comunicação: interação emissão/ recepção

Autores

  • Maria Aparecida Baccega Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15

Palavras-chave:

recepção, mediações, discurso, ideologia, escola, cultura

Resumo

A autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-04-30

Como Citar

Comunicação: interação emissão/ recepção. (2002). Comunicação & Educação, 23, 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15