Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e O João de Barro

Autores

  • Eduardo Gruzman Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Anita Leandro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p269-277

Palavras-chave:

representação da natureza, vídeo educativo, cinema educativo, pedagogia da imagem, Humberto Mauro, INCE

Resumo

Observamos atualmente uma crescente utilização do audiovisual na produção de materiais educativos, porém, quase sempre, sem a contrapartida de uma reflexão sobre o alcance pedagógico da imagem em movimento. Interessados sobretudo no conteúdo a ser passado, os vídeos educativos, em geral, acabam reproduzindo a estética da televisão e do cinema industrial, que raramente permite o estabelecimento de uma relação de aprendizagem satisfatória com os filmes. Este artigo analisa dois filmes educativos do cineasta Humberto Mauro: Azulão (1948) e O João de Barro (1956), produzidos pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). A partir de uma investigação sobre o método do cineasta, tentamos entender como ele representa a natureza em seus filmes. Buscamos com isso contribuições para uma discussão mais aprofundada a respeito da aprendizagem com imagens, avançando algumas sugestões para a produção contemporânea de vídeos educativos.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Gruzman, Universidade Federal do Rio de Janeiro
     Biólogo, mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES).E-mail: egruzman@ig.com.br 
  • Anita Leandro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professora adjunta de Cinema e Vídeo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), pesquisadora Faperj.E-mail: anitadebengy@bol.com.br 

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Publicado

2005-12-30

Como Citar

Gruzman, E., & Leandro, A. (2005). Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e O João de Barro. Comunicação & Educação, 10(3), 269-277. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p269-277