As Invasões Bárbaras e Adeus, Lênin! A (des)construção do sonho no cinema atual

Autores

  • Gisela G.S. Castro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p343-354

Palavras-chave:

hegemonia, modernidade, história, capitalismo pósindustrial, recepção

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre dois filmes recém-lançados em DVD, As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand, e Adeus, Lênin!, de Wolfgang Becker, exibidos anteriormente nas salas brasileiras de cinema e que tematizam de maneiras distintas as transformações experimentadas com a queda do muro de Berlim, o desmantelamento da União Soviética e a ascensão hegemônica do capitalismo globalizado. Os filmes têm ainda em comum o fato de terem como protagonistas filhos lidando com seus respectivos pai e mãe gravemente enfermos. A presença das duas gerações marca metaforicamente a passagem de um estágio a outro da história recente. A autora observa a pertinência da temática na cultura contemporânea e a relativa escassez de obras cinematográficas a respeito. Por remeterem a questões fulcrais do momento em que vivemos, não obstante, o tempo da recepção é lento e requer a elaboração de complexos processos cognitivos que ocorrem em ritmo próprio, alheios à aceleração dos fluxos do capitalismo pós-industrial que parecem estar a reconfigurar os ritmos da existência nesta modernidade tardia. Para a autora, os filmes analisados afirmam o afeto e a cultura como antídotos contra o niilismo e a indiferença para com o que se passa à nossa volta.

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Biografia do Autor

  • Gisela G.S. Castro
    Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM-SPEmail: gcastro@espm.br

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Publicado

2005-12-30

Como Citar

As Invasões Bárbaras e Adeus, Lênin! A (des)construção do sonho no cinema atual. (2005). Comunicação & Educação, 10(3), 343-354. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p343-354