A recepção de Malhação e o cotidiano de prováveis extensionistas rurais em formação

Autores

  • Paulo de Jesus Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Nara Silvana Albuquerque Patriota Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p35-43

Palavras-chave:

Comunicação e educação, Estudo de recepção, telenovela Malhação, extensionistas.

Resumo

Este texto trata de alguns pressupostos teóricos e resultados parciais de uma pesquisa empírica com jovens, na perspectiva de um estudo de recepção com estudantes do curso de formação profissional de nível médio, Técnico em Agropecuária (TA), do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, São Lourenço da Mata (PE). A preocupação é analisar como os estudantes de cursos agrários ressignificam as mensagens urbanas, veiculadas pela ficção televisiva da telenovela Malhação,e se, de alguma forma, essas mensagens exercem influência no cotidiano desses prováveis extensionistas rurais. Recorreu-se a, entre outros, Martín-Barbero, Guilhermo Orozco e Maria Lourdes Motter, num esforço de diálogo diante dos dados empíricos produzidos. As análises evidenciam que as mensagens interferem de maneira relativa no cotidiano dos estudantes, mediatizados por diversos grupos sociais que propiciam aproximações, negociações e rejeições do urbano com o rural.

.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo de Jesus, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutor em Ciências da Educação (Université Paris VIII) e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

  • Nara Silvana Albuquerque Patriota, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e professora no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – CODAI (PE).

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

A recepção de Malhação e o cotidiano de prováveis extensionistas rurais em formação. (2008). Comunicação & Educação, 13(2), 35-43. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v13i2p35-43