Memórias de infância: possibilidades e vivências no processo criativo docente

Autores

  • Vanessa Freitag

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i1p107-114

Palavras-chave:

memórias de infância, história de vida, processo criativo docente, arte, ensino de artes.

Resumo

O referido artigo apresenta como objetivo principal investigar, descrever e analisar as memórias de infância relatadas por
três professoras de Artes Visuais da Casa de Cultura de Santa Maria-RS, e, através destas, possibilitar vivências e reflexões acerca do processo criativo docente delas. A metodologia
caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, cuja linha metodológica abordou a História de Vida Tópica (memórias de
infância). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, da análise documental e do diário de campo como forma de registro dos pensamentos e da produção de cada professora. Os encontros, cerca de dez ao todo, foram realizados na própria Casa de Cultura.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Freitag
    Doutoranda pelo CIESAS – Centro de Investigaciones y Estudios en Antropología Social – linha de pesquisa em Antropología Cultural e Identidades Contemporáneas (Guadalajara- México). Mestre em Educação, com ênfase em Educação e Artes pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Poéticas Visuais e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte  contemporânea, memória e processo de criação, formação de professores em Artes Visuais.

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Publicado

2009-04-30

Como Citar

Memórias de infância: possibilidades e vivências no processo criativo docente. (2009). Comunicação & Educação, 14(1), 107-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v14i1p107-114