Leitura, recepção midiática e produção de sentido

Autores

  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo
  • Sérgio Annibal Universidade Estadual de São Paulo – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p45-53

Palavras-chave:

leitura, educação, recepção, produção de sentido da comunicação.

Resumo

Pretendemos discutir neste artigo as relações de produção de sentido entre os conceitos de recepção, leitura e leitor. Para tanto, haverá considerações sobre os estudos da recepção e da história da leitura no mundo ocidental, considerando a interface com diferentes mídias. Aliados a essas discussões, procuraremos evidenciar o processo de produção de sentido por meio das discussões já referidas e da elaboração de categorias de leitores. Como resultado, tentaremos demonstrar que os processos de leitura e de recepção midiáticas têm sua coerência teórica no campo epistêmico da representação.

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Biografia do Autor

  • Eneus Trindade, Universidade de São Paulo
    Pós‑doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Lisboa. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, onde é professor da Escola de Comunicações e Artes, e membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo na ECA/USP
  • Sérgio Annibal, Universidade Estadual de São Paulo – UNESP
    Doutor em Educação e mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. Professor da Rede Estadual de Ensino Paulista e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) na UNESP

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Leitura, recepção midiática e produção de sentido. (2010). Comunicação & Educação, 15(1), 45-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i1p45-53