Consumo e Cidadania: em perspectiva a recepção do rap da periferia paulistana

Autores

  • Fernanda Elouise Budag USP - Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6170-9967
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Maria Amélia Paiva Abrão ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Maria Aparecida Baccega ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p47-55

Palavras-chave:

comunicação e práticas de consumo, educação e cidadania, culturas urbanas, música, rap

Resumo

Nossa pesquisa, em sua totalidade, procurou compreender como a cultura midiática e de consumo figuram nas narrativas (letras das músicas) de um grupo de rap da periferia de São Paulo e como são recebidas entre jovens da capital paulista, procurando entender os sentidos de consumo e de cidadania que aí se constituem. Para isso, a pesquisa buscou (a) articular, teoricamente, os vértices da Comunicação, da Educação, do Consumo e da Cidadania; (b) compreender o lugar de fala do grupo em questão; (c) analisar as produções desse grupo de rap da periferia de São Paulo e (d) realizar um estudo de recepção dessa vertente musical entre jovens paulistanos. Neste espaço, especificamente, traçamos os resultados do estudo de recepção empreendido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Elouise Budag, USP - Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, pela ESPM-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa "Midiato - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas" (ECA/USP) e "Comunicação-Consumo: Educação e Cidadania" (ESPM-SP). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).
  • Rosilene Moraes Alves Marcelino, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação-Consumo: Educação e Cidadania (ESPM-SP). Docente da ESPM-SP.
  • Maria Amélia Paiva Abrão, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação-Consumo: Educação e Cidadania (ESPM-SP).
  • Maria Aparecida Baccega, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Livre Docente em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente, pesquisadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing SP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa de Telenovela (USP), do Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho (USP) e do OBITEL (Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva), além de líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação e Práticas de Consumo. Autora de artigos, livros e capítulos de livros no campo Comunicação e Educação.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. “Comunicação e consumo: educação e cidadania”. In: ROCHA, Rose de Melo e OROFINO, Maria Isabel Rodrigues. Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 189-204.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.

BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2004.

CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. São Paulo: Senac, 2001.

COSTA, Maria Eugênia Belczak. “Grupo focal”. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CUFA. O que é rap? Disponível em: http://cufasinop.blogspot.com.br/2009/06/o-que-e-rap.html. Acesso em: set. 2013.

DAGNINO, Evelina. “Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania”. In: DAGNINO, Evelina (org.). Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 103-115.

EXAME. As 10 regiões mais perigosas de São Paulo. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-10-regioes-mais-perigosas-de-sao-paulo>. Acesso em: 09 set. 2014.

FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania : uma questão para a educação. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1993.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós- moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LETRAS. A vida é um desafio. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/66802/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Capítulo 4, versículo 3. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/66643/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Fórmula mágica da paz. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/63401/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Mágico de Oz. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/63399/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Periferia é periferia. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/72468/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Racionais otários. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/796245/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Tô ouvindo alguém me chamar. Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/63438/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Vida loka (parte 1). Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/64916/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

LETRAS. Vida loka (parte 2). Disponível em: <http://letras.mus.br/racionais-mcs/64917/>. Acesso em: 12 dez. 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. America Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUZA, Maurao Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. São Paulo, SP: Pontes, 2009.

RACIONAIS MC’S 25 ANOS. História. Disponível em: <http://www.racionais25.com.br/sample-page/>. Acesso em: 10 out. 2014.

RACIONAIS MC’S 25 ANOS. Home. Disponível em: <http://www.racionais25.com.br/>. Acesso em: 10 out. 2014.

ROCHA, Everardo; AUCAR, Bruna. Cultura material e convergência da mídia: um estudo sobre a construção da subjetividade contemporânea. In: ROCHA, Everardo; PEREIRA, Cláudia; BARROS, Carla (orgs.). Cultura e experiência midiática. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio: Mauad, 2014.

ROCHA, Everardo. “Culpa e prazer: imagens do consumo na cultura de massa”. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 2, n. 3, p.123-138, mar. 2005. p.137.

VAGALUME. Biografia Racionais Mc’s. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/biografia/. Acesso em: set. 2013.

VAGALUME. Crime vai e vem. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/crime-vai-o-crime-vem.html>. Acesso em: 12 dez. 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Consumo e Cidadania: em perspectiva a recepção do rap da periferia paulistana. (2015). Comunicação & Educação, 20(2), 47-55. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p47-55