O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros

Autores

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168

Palavras-chave:

Cinema, Desenho Animado, Automobilismo, Educação Esportiva

Resumo

A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme blockbuster (Dias de Trovão, 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (Carros, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BUCCI, E.; VENANCIO, R. D. O. “Valor de Gozo: um conceito para a crítica da indústria do imaginário”. Matrizes. vol. 8, núm. 1,p. 141-158, janeiro/junho, 2014.

CUNHA, R. C. V. Os conceitos de comunicação e cultura em Raymond Williams. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnB, 2010.

EBERT, R. “Days of Thunder”. Chicago Sun-Times. Chicago, 27/07/1990. Disponível na Internet em: http://www.rogerebert.com/reviews/days-of-thunder-1990. Acesso em 16/06/2015.

GREIMAS, A. J. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1973.

GREIMAS, A. J. “Os atuantes, os atores e as figuras”. In: VÁRIOS. Semiótica Narrativa e Textual. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1977, p. 179-195.

LÉVI-STRAUSS, C. La pensée sauvage. Paris: Plon, 1962.

PRINCE, G. A dictonary of narratology. Lincoln: U. Nebraska Press, 2003.

SOURIAU, E. Les Deux Cent Mille Situations dramatiques. Paris: Flammarion, 1950.

VOGT, C. “Os dois labirintos”. In: VOGT, C. Linguagem, Pragmática e Ideologia. 2ª ed, São Paulo: Hucitec, 1989, p. 61-76.

Filmes

Dias de Trovão (Days of Thunder)

Direção: Tony Scott

Roteiro: Robert Towne

Ano: 1990

Duração: 108 minutos

País: Estados Unidos

Carros (Cars)

Direção: John Lasseter

Roteiro: Dan Folgelman, John Lasseter, Joe Ranft, Kiel Murray, Phil Lorin e Jorgen Klubien

Ano: 2006

Duração: 116 minutos

País: Estados Unidos

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros. (2015). Comunicação & Educação, 20(2), 159-168. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168