Entre as transformações nos modos de morar e as vicissitudes da habitação enquanto patrimônio imobiliário: como preservar o valor cultural da habitação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p233-254

Palavras-chave:

Edifícios residenciais, Patrimônio ambiental urbano, Mercado imobiliário

Resumo

A preservação de construções residenciais constitui-se uma das questões mais complexas para os órgãos de preservação. Seja pela transitoriedade das formas de morar e hábitos de vida, seja pelo muito alto ou pelo muito baixo valor econômico-financeiro que apresentam. Quando se trata de edifícios institucionais é mais factível estabelecer bases e identificar interesses na sua preservação. Quando se trata de edifícios de propriedade coletiva, condominial, e também um edifício de notória qualidade arquitetônica, a preservação pode se viabilizar como uma forma de reconhecer e consolidar um patrimônio reconhecido pelos seus moradores e proprietários. É com as moradias unifamiliares que as dificuldades de preservação se avolumam. Em particular, se há intenção de manter o uso residencial. É fundamental que proprietários e responsáveis por bens de interesse cultural estejam convencidos e tenham interesse na sua valorização através da preservação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Eduardo de Assis Lefèvre, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo

    Arquiteto com graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Professor doutor do Departamento de História da FAU-USP. Foi presidente do Conpresp (2005-2013) e do Condephaat (2016). E-mail: jealef@usp.br.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

Lefèvre, J. E. de A. (2017). Entre as transformações nos modos de morar e as vicissitudes da habitação enquanto patrimônio imobiliário: como preservar o valor cultural da habitação?. Revista CPC, 22, 233-254. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p233-254