O Modernismo e a consagração do supra-sujeito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v12i22p9-21Palavras-chave:
Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro, Genialidade, TotalidadeResumo
O presente estudo pretende apresentar uma reflexão incidindo em algumas potencialidades informativas comprometidas com a perceção de alguns modernistas portugueses (sobretudo Fernando Pessoa e os seus heterónimos, Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro) como autores que, de alguma forma, procuraram, pelo reduto poético e narrativo, uma determinada “plenitude”. Essa perceção encontra-se ligada à ideia de “sujeito com qualidades sublimadas”, que tem a audácia de querer uma determinada “totalidade”.
Downloads
Referências
COELHO, Nelly Novaes. A poesia fernandina e a grande mutação do conhecimento no século XX. In Estudos Portugueses. Homenagem a Luciana Stegagno Picchio. Lisboa: Difel, pp. 701-718, 1991.
FERRO, António. Mar Alto. Lisboa: Livraria Portugália Editora, 1924.
FERRO, António. Obras de António Ferro — Intervenção Modernista. Lisboa: Verbo, 1987.
FERRO, António. Saudades de Mim. Poemas. Lisboa: Betrand, s/d [1957].
LOPES, Teresa Rita. Pessoa por conhecer — Textos para um novo mapa. Vol. II. Lisboa: Editorial Estampa, 1990.
NEGREIROS, José de Almada. Obras Completas — Contos e Novelas. Vol. IV. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1989.
NEGREIROS, José de Almada. Obras Completas — Ensaios. Vol. V. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992.
NEGREIROS, José de Almada. Obras Completas — Poesia. 2ª ed. Vol. I. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
NEGREIROS, José de Almada. Obras Completas — Teatro. Vol. VII. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1993.
PESSOA, Fernando. Edição crítica de Fernando Pessoa – Poemas de Ricardo Reis. Vol. III. Edição de Luiz Fagundes Duarte. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.
PESSOA, Fernando. Edição crítica de Fernando Pessoa – Livro do Desasocego. Vol. XII. Tomo I. Edição de Jerónimo Pizarro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010a.
PESSOA, Fernando. Edição crítica de Fernando Pessoa – Livro do Desasocego. Vol. XII. Tomo II. Edição de Jerónimo Pizarro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010b.
PESSOA, Fernando. Edição crítica de Fernando Pessoa – Poemas de Álvaro de Campos. Vol. II. Edição e introdução de Cleonice Berardinelli. Nota prévia de Ivo Castro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
PESSOA, Fernando. Edição crítica de Fernando Pessoa – Poemas de Fernando Pessoa 1934-1935. Vol. I. Tomo V. Edição de Luís Prista. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000.
PESSOA, Fernando. Obras de Fernando Pessoa. Introduções, organização, biobibliografia e notas de António Quadros. Vol I. Porto: Lello & Irmão Editores, 1986a.
PESSOA, Fernando. Obras de Fernando Pessoa. Introduções, organização, biobibliografia e notas de António Quadros. Vol II. Porto: Lello & Irmão Editores, 1986b.
PESSOA, Fernando. Obras de Fernando Pessoa. Introduções, organização, biobibliografia e notas de António Quadros. Vol III. Porto: Lello & Irmão Editores, 1986c.
PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Textos estabelecidos e prefaciados por G. Rudolf Lind e J. do Prado Coelho. Lisboa: Edições Ática, 1966.
PESSOA, Fernando. Pessoa Inédito. Coordenação de Teresa Rita Lopes. Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
PETRUS [ed.]. Os Modernistas Portugueses III. Escritos Públicos, Proclamações e Manifestos — Dos Independentes aos Surrealistas. Porto: Textos Universais/CEP, s/d.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Obras Completas de Mário de Sá-Carneiro — Céu em Fogo. 4ª ed. Lisboa: Edições Ática, 1993.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Obras Completas de Mário de Sá-Carneiro — Poesias. Lisboa: Edições Ática, s/d[a].
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Princípio e Outros Contos. Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d[b].
VILA MAIOR, Dionísio. Sob o signo de Calíope. Sentidos Modernistas, Roma: Aracne Editora, 2018.
VILA MAIOR, Dionísio; RITA, Annabela [Orgs.]. 100 Futurismo. Lisboa: Edições Esgotadas, 2018.
VILA MAIOR, Dionísio; RITA, Annabela [Orgs.]. 100 Orpheu. Lisboa: Edições Esgotadas, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dionísio Vila Maior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.