MODERNIDADE E CIDADE SOB AS LENTES DE ÁLVARO DE CAMPOS

Autores

  • Silvana Maria Pantoja dos Santos Doutoranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Profª de Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Integrante do grupo de pesquisa INTERLIT da UESPI.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v4i8p15-25

Palavras-chave:

Modernidade, Cidade,

Resumo

A modernidade é marcada por uma série de desdobramentos sociopolíticos que culminaram em uma nova maneira dos artistas compreenderem o mundo. Movido pelos sistemas de representações do final do século XIX e início do século XX, o mundo foi alterado  pela quebra de paradigmas. Diante disso, objetivamos com este trabalho analisar a emergência da cidade de Lisboa sob o olhar de Álvaro de Campos. Para tanto, o pensamento de Benjamin é fundamental nessa discussão. A partir da análise da transição pela qual passou a sociedade europeia, em particular a cidade de Paris. Benjamin traduz o espírito moderno impactado pela contingência e fluidez dos novos tempos, delineado por outras formas de socialização. Álvaro de Campos ao expor a fisiologia da cidade, desnuda as impressões do homem marcado pela mobilidade do novo mundo ampliado e difuso, desencadeando uma visão fragmentada da cidade que se dilata.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

MODERNIDADE E CIDADE SOB AS LENTES DE ÁLVARO DE CAMPOS. (2012). Revista Desassossego, 4(8), 15-25. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v4i8p15-25