Os determinantes do aprendizado com dados de um painel de escolas do SAEB
DOI:
https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea120268Palavras-chave:
Educação, Painel de escolas, Aprendizado.Resumo
Este trabalho analisa os impactos das características de alunos, professores, turmas, diretores e escolas sobre o desempenho em matemática de alunos da 4ª série, valendo-se de dois painéis de escolas construídos a partir de dados do SAEB 1997-2005. É a primeira vez que um painel de escolas com dados desagregados por alunos é utilizado para explorar este tema no caso brasileiro. O background familiar se mostrou muito importante para explicar desempenho, enquanto poucas variáveis de escolas apresentaram algum efeito. As análises apontam também para efeitos diferenciados das variáveis explicativas sobre o aprendizado dependendo da escola ser pública ou privada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Franco, A. M. de P., & Menezes Filho, N. A. (2017). Os determinantes do aprendizado com dados de um painel de escolas do SAEB. Economia Aplicada, 21(3), 525-548. https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea120268