A era Meiji nos textos de Eça de Queirós

Autores

  • José Carvalho Vanzelli Hankuk University of Foreign Studies

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i35.127677

Palavras-chave:

Japão, Eça de Queirós, Orientalismo Literário, Japonismo, Século XIX

Resumo

Embora seja mais conhecido como um dos principais romancistas lusófonos, Eça de Queirós (1845-1900) também foi um profícuo jornalista, escrevendo desde os anos 60 do século XIX até o final de sua vida em diversos periódicos portugueses, brasileiros e franceses. Apesar de nunca ter visitado o Japão, o autor de Os Maias dedicou alguns textos (ou partes de textos) à sociedade de Meiji. Neste trabalho intencionamos examinar como o afamado escritor português representou a “Terra do Sol Nascente” a seu público, verificando se existe um discurso consonante ou dissonante com a estética japonista que vigorou no fin-de-siècle europeu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carvalho Vanzelli, Hankuk University of Foreign Studies

    Mestre em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Línguas Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) com a pesquisa “Eça de Queirós e o Extremo Oriente”. Graduado em Letras (Português- Japonês) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), Coreia do Sul.

Downloads

Publicado

2015-03-07

Edição

Seção

não definida

Como Citar

A era Meiji nos textos de Eça de Queirós. (2015). Estudos Japoneses, 35, 27-43. https://doi.org/10.11606/ej.v0i35.127677