As pesquisas em crenças no ensino aprendizagem de japonês como LE no Brasil

Autores

  • Yûki Mukai Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i36.127695

Palavras-chave:

Pesquisas em crenças, Contexto brasileiro, Ensino-aprendizagem de japonês como língua estrangeira, Meta-análise qualitativa

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar e discutir o estado da arte sobre as pesquisas em crenças no ensino-aprendizagem de japonês como língua estrangeira (JLE) no Brasil, com enfoque em suas questões metodológicas. Para isso, foram compilados os trabalhos publicados e/ou realizados nessa área até o presente momento (novembro de 2015) e, em seguida, foi feita uma meta-análise qualitativa, estabelecendo seis categorias de análise, a saber: (1) modalidade de publicação, (2) autores/ano de publicação/instituição, (3) foco da pesquisa, (4) participantes da pesquisa, (5) método/natureza de pesquisa e (6) instrumentos de coleta de dados. Os resultados mostraram que a maioria das pesquisas em questão aborda crenças de alunos, utilizando o método qualitativo com a natureza de um estudo de caso interpretativo. Diante desse estado da arte, pode-se afirmar que serão igualmente importantes investigações sobre crenças de professores e de terceiros, pesquisas configuradas como uma pesquisa-ação ou um estudo de caso interventivo, bem como pesquisas com a abordagem quantitativa.

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Biografia do Autor

  • Yûki Mukai, Universidade de Brasília

    Professor Adjunto do Curso de Letras-Japonês da Universidade de Brasília.

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Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

não definida

Como Citar

As pesquisas em crenças no ensino aprendizagem de japonês como LE no Brasil. (2016). Estudos Japoneses, 36, 147-161. https://doi.org/10.11606/ej.v0i36.127695