Análise da relação família/escola entre descendentes de japoneses (1950-2000)

Autores

  • Hiromi Shibata Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i36.127689

Palavras-chave:

Capital cultural, Capital social, Escolha da escola, Família e escola, Estratégias de escolarização de descendentes de japoneses

Resumo

Com base em estudos sobre capital cultural (BOURDIEU, 1979, 1998, 2007) e relação família e escola (ALMEIDA; NOGUEIRA, 2002; DUBET, 1997; NOGUEIRA; ROMANELLI; ZAGO, 2000; SINGLY, 1997, 2007), este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada entre os anos 2005 e 2008 sobre a natureza do fluxo da demanda de um estabelecimento de ensino privado da capital paulista, por um contingente numérico significativo de descendentes de japoneses, entre os anos 1950 e 1990. Por meio do cruzamento de contextos, buscou-se identificar os critérios que orientaram a escolha da escola, além de situar as famílias pesquisadas no conjunto das mudanças pelas quais passou a sociedade brasileira, no interior da qual a comunidade nikkey foi construindo suas formas de integração e de ascensão social.

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Biografia do Autor

  • Hiromi Shibata, Universidade Paulista

    Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (Unip).

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Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Análise da relação família/escola entre descendentes de japoneses (1950-2000). (2016). Estudos Japoneses, 36, 43-58. https://doi.org/10.11606/ej.v0i36.127689