A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil

Autores

  • Ana Waleska P. C. Mendonça Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ivone Goulart Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jefferson da Costa Soares Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luciana Borges Patroclo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400011

Palavras-chave:

Professores secundários, Brasil, Colégio Pedro II

Resumo

Este trabalho se vincula a uma pesquisa mais ampla que tem como objeto de estudo o processo de construção de uma identidade profissional específica por parte de um segmento da categoria docente - o magistério público secundário - no Brasil, constituindo-se como um primeiro produto coletivo do grupo de investigação. A referida pesquisa parte de um recorte institucional e toma como alvo de estudo o Colégio Pedro II, que foi criado pelo governo imperial em 1837 e que, após a República, é mantido pelo governo federal, conservando, até meados do século XX, o caráter de instituição modelar para todo o ensino secundário brasileiro. O texto está dividido em duas partes. Na primeira, propõe-se a identificar o programa institucional que informou a criação do Colégio de Pedro II. Na segunda, desenvolve um estudo preliminar sobre a primeira geração de professores do Colégio, nomeados entre 1838 e 1847, buscando estabelecer uma caracterização geral: as formas de recrutamento; a distribuição pela diferentes disciplinas; as categorias docentes previstas nos estatutos de 1838; as trajetórias internas no Colégio, inclusive o tempo de docência na instituição; a formação acadêmica; a experiência docente anterior; as outras instituições educacionais/culturais em que atuavam, entre outros aspectos. As principais referências teóricas são os trabalhos de dois sociólogos franceses que se debruçaram sobre o processo de construção da identidade profissional docente, a saber: François Dubet e Claude Dubar.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil . (2013). Educação E Pesquisa, 39(4), 985-1000. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400011