v. 38 n. 2 (2012)

					Visualizar v. 38 n. 2 (2012)
Publicado: 2012-06-01

Editorial

  • Editorial

    Lúcia Bruno
    279-285
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200001

Artigos

  • A sala de aula foi o meu mundo: a carreira do magistério em São Paulo (1920-1950)

    Wiara Rosa Rios Alcântara
    289-305
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200002
  • The transition process towards a critical-phenomenological consciousness of the teaching profession

    Marcela Gaete Vergara, Abelardo Castro Hidalgo
    308-322
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200003
  • O triângulo da formação docente: seus jogadores e configurações

    Flavia Medeiros Sarti
    323-338
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200004
  • Remuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

    Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Andrea Barbosa Gouveia, Élcio Gustavo Benini
    339-356
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200005
  • Stress ocupacional e alteração do Estatuto da Carreira Docente português

    A. Rui Gomes, Ana Peixoto, Rute Pacheco, Maria Silva
    357-372
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000008
  • Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola

    Alicia Bonamino, Sandra Zákia Sousa
    373-388
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006
  • Professor de ensino superior: o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química

    Ana Luiza de Quadros, Dayse Carvalho da Silva, Fernando César Silva, Gilson de Freitas Silva, Sheila Rodrigues Oliveira, Frank Pereira de Andrade, Juliana Cristina Tristão, Leandro José Santos, Helga Gabriela Aleme
    389-402
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200008
  • Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno

    Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
    403-418
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000011
  • Diálogo, agência e aprendizagem experencial em acampamentos internacionais

    Claudio Baraldi
    419-436
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000006
  • Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza

    Flavio Theodor Kunreuther, Osvaldo Luiz Ferraz
    437-454
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000007
  • Educação moral: o aprender e o ensinar sobre justiça na escola

    Adriana Müller, Heloisa Moulin de Alencar
    453-468
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200012
  • Agroecologia, consumo sustentável e aprendizado coletivo no Brasil

    Fernando Passos dos Santos, Leila Chalub-Martins
    469-484
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000008
  • Noemy Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920 e 1930

    José Damiro de Moraes
    485-497
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200014
  • Promoção automática nos anos 1950: a experiência pioneira do Grupo Experimental da Lapa (São Paulo)

    Lygia S. Viégas, Marilene P. R. Souza
    499-514
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200015
  • Uma escola para homem rural: a cultura popular, os camponeses e o movimento de educação de base (1960-1964)

    Claudia Moraes de Souza
    515-529
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000007