v. 39 n. 3 (2013)

					Visualizar v. 39 n. 3 (2013)
Publicado: 2013-09-01

Editorial

  • Editorial

    Émerson de Pietri
    565-574
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300001

Artigos

  • 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate

    Diana Gonçalves Vidal
    577-588
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000007
  • Os primeiros tempos da pesquisa em sociologia da educação na USP

    Celso de Rui Beisiegel
    589-607
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000010
  • O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação

    Maria Isabel da Cunha
    609-626
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014
  • O arquivo público paranaense: possibilidades para a pesquisa em história da educação no período provincial

    Gizele de Souza, Juarez José Tuchinski dos Anjos, Etienne Baldez Louzada Barbosa
    627-643
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300005
  • Razão, sentido e formação a partir de um diálogo entre Benjamin e Habermas

    Claudia Fenerich
    645-658
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000003
  • (In)Justiça escolar: estaria em xeque a concepção clássica de democratização da educação?

    Ione Ribeiro Valle
    659-672
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000015
  • Educação bilíngue nos Estados Unidos: uma possível transição moral para a cidadania global

    Anna Carolina Barbosa
    673-688
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000016
  • Políticas de escolarização e governamentalidade nas tramas do capitalismo cognitivo: um diagnóstico preliminar

    Roberto Rafael Dias da Silva
    689-704
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300009
  • Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?

    Dante Henrique Moura
    705-720
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300010
  • A cidade pequena, a escola e o cotidiano interrompido

    Mitsi Pinheiro de Lacerda
    721-739
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300011
  • Quadros interativos na educação: uma avaliação a partir das pesquisas da área

    Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Sampaio, Clara Pereira Coutinho
    741-756
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300012
  • Formação de professores de licenciatura a distância: o caso do curso de pedagogia da UAB/UECE

    João Batista Carvalho Nunes, Viviani Maria Barbosa Sales
    757-773
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300013
  • Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior

    Carolina Costa, Helena Alvelos, Leonor Teixeira
    775-790
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300014

Entrevista

  • Sérgio Niza: um aguerrido pedagogo português

    Julio Groppa Aquino
    793-809
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300015