O corpo vivido e o movimento da vida em M. Merleau-Ponty e R. Barbaras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2012.89473Palavras-chave:
Merleau-Ponty, Barbaras, Movimento, Vida, Corporalidade.Resumo
As análises aqui propostas enfocam, em primeira instância, a leitura do corpus merleau-pontiano, proposta por R. Barbaras em seu Introduction à une phénoménologie de la vie, segundo a qual os vaivens e ambivalências da reflexão de Merleau-Ponty acerca do corpo se explicam pela desconsideração de seu caráter primordialmente vivente. Em segundo lugar, abordamos a filosofia de Merleau-Ponty a partir do propósito de encontrar no corpo uma modalidade originária e absoluta de movimento como abertura de possibilidades, fundante em relação ao objeto que se move e ao espaço, aberto pelo próprio movimento. Em terceiro lugar, pondo em relevo a noção de nascimento, propomos que esta singular modalidade de movimento buscada por Merleau-Ponty encontra sua caracterização mais apropriada no movimento natural e vital, o que permite conciliar, ao menos parcialmente, as perspectivas de ambos os filósofos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-12-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows to share the work with an acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Como Citar
García, E. A. (2012). O corpo vivido e o movimento da vida em M. Merleau-Ponty e R. Barbaras. Cadernos Espinosanos, 27, 131-158. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2012.89473