O estilo e o ator da enunciação: Greimas na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.144315Palavras-chave:
sujeito da enunciação, aspecto, corpo, estilo, novela gráficaResumo
Os fundamentos da semiótica trazidos à luz por Algirdas Julien Greimas serão cotejados com os desdobramentos da teoria postulados por Claude Zilberberg, enquanto analisamos mecanismos de construção do sujeito da enunciação, enunciador e enunciatário. Examinado como ator provido de determinado corpo, esse sujeito – que, sintático e semântico, é aspectualizado ao apresentar-se de modo sensível no interior dos enunciados – será apreendido do interior da novela gráfica (HQ). A partir daí, dois tipos de sincretismo verbovisual – por mescla e por fusão – apontarão para corpos perfectivos ou imperfectivos, na relação estabelecida entre pessoa, tempo e espaço percebidos desde as profundidades figurais.
Downloads
Referências
Aidans, Édouard. 1975. Tounga et les hommes rouges. Une histoire du journal de Tintin. Bruxelles: Éditions du Lombard.
Barbieri, Daniele. 2017. As linguagens dos quadrinhos. Trad. Thiago de Almeida Castor do Amaral. São Paulo: Peirópolis.
Bertrand, Denis. 2011. L’enthymème de la ligne. In: Migliore, Tiziana (éd.). Rhétoriques du visible. Actes du congrès de l’Association Internationale de Sémiotique Visuelle, Venise. p. 41-57.
Bordron, Jean-François. 1991. Les objets en parties (esquisse d'ontologie matérielle). Langages, 25e. année, n. 103. L’objet, sens et réalité. p. 51-65.
Brøndal, Viggo. 1948. Les parties du discours. Partes Orationes. Études sur les catégories linguistiques. Trad. Pierre Naert (original: Copenhague: Einar Munsgaard), p. 76-84.
Brøndal, Viggo. 1986. Omnis et totus. Actes Sémiotiques – Documents VIII, 72. Paris: Groupe de Recherches Sémio-linguistiques; École des Hautes Études en Sciences Sociales, p. 11-18.
Fiorin, José Luiz. 1986. As astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática.
Floch, Jean-Marie. 1986. Syncrétiques (sémiotiques). In: Greimas, A. J.; Courtés, J. (dir.). Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage II. Paris : Hachette Université, p. 217-218.
Floch, Jean-Marie. 1997. Une lecture de Tintin au Tibet. Paris : Presses Universitaires de France.
Fontanille, Jacques. 2005. Significação e visualidade – exercícios práticos. Trad. Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília de Castro. Porto Alegre: Sulinas.
Greimas, Algirdas Julien. 1975. Por uma teoria do discurso poético. In: Greimas, A. J. (org.). Ensaios de Semiótica Poética. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, p. 11 – 31.
Greimas, Algirdas Julien. 1975a. Sobre o sentido. Ensaios semióticos. Trad. Ana Cristina Cruz Cezar et alii. Petrópolis, RJ: Vozes.
Greimas, Algirdas Julien. 2014. Sobre o sentido II. Ensaios semióticos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Edusp.
Greimas, Algirdas Julien; Courtés, Joseph. 2008. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et alii. São Paulo: Contexto.
Husserl, Edmund. 2007. Leçons pour une phénoménologie de la conscience intime du temps. 6e. éd. Traduit de l’ allemand par Henri Dussort. Paris: Presses Universitaires de France.
Kafka, Franz. 2002.A Metamorfose.Trad. Calvin Carruthers. São Paulo: Editora Nova Cultural.
Kafka, Franz. 1989. La Métamorphose. Paris : Librairie Générale Française.
Kuper, Peter. 2004. A metamorfose. Franz Kafka. Adaptado por Peter Kuper. Ilustrações do adaptador e tradução de Cris Siqueira. São Paulo: Conrad Editora do Brasil.
Maingueneau, Dominique. 1996. Pragmática para o discurso literário. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes.
Merleau-Ponty, Maurice. 1999. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes.
Ricoeur, Paul. 1993. Partout où il y a signe.... In: Arrivé, M.; Delorme, J.; Geninasca, J.; Quémada, B.; Ricoeur, P. Hommages à A. J. Greimas. Nouveaux Actes Sémiotiques. 25. Pulim, Université de Limoges, p. 45-48.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Norma Discini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.