Mujeres y tecnologías digitales. Antecedentes del campo de los estudios de género para el análisis de esta confluencia

Autores

  • Veronica Sofia Ficoseco Universidad Nacional de Quilmes Universidad Nacional de la Patagonia Austral

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.107719

Palavras-chave:

Estudos de gênero, Estudos sociais da tecnologia, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo apresenta e sistematiza linhas de pesquisa com perspectiva de gênero que abordam a questão das relações sociais e a tecnologia a partir de enfoques que tornam visíveis e problematizam o lugar e a situação das mulheres em cada área, bem como a manifestação que as relações de gênero adquirem – como relações de poder - quando são analisadas do ponto de vista da tecnologia. Nos concentramos em tecnologias digitais específicamente, considerando por um lado sua materialidade e, por outro lado, o espaço de relações mediado que criam. As linhas de pesquisa são apresentadas sistematicamente e agrupadas em três pontos de análise de acordo com a forma como a relação entre tecnologia e sociedade é concebida em cada uma delas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Veronica Sofia Ficoseco, Universidad Nacional de Quilmes Universidad Nacional de la Patagonia Austral
    Doctora en Comunicación. Becaria post doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y Universidad Nacional de Quilmes. (Argentina). Docente e investigadora en la Universidad Nacional de la Patagonia Austral.

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Ficoseco, V. S. (2016). Mujeres y tecnologías digitales. Antecedentes del campo de los estudios de género para el análisis de esta confluencia. Revista Extraprensa, 9(2), 87-98. https://doi.org/10.11606/extraprensa2016.107719