A Pragmática comunicativa em uma feira de Belém
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.142489Palavras-chave:
Comunicação, Intersubjetividade, Interação, FeiraResumo
Este artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na feira do Guamá, localizada em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. Nós procuramos observar, a partir de uma aproximação etnográfica, a movimentação social e as práticas de interação comunicativa os sujeitos ali presentes em relação às dinâmicas de ocupação do espaço e à disposição dos produtos ali vendidos. A investigação evidencia a estruturação organizacional em sua dinâmica intersubjetiva e, a partir dessa perspectiva, observamos o desenvolvimento da ideia de lugar e a identificação que as pessoas desenvolvem com a localidade dentro de processos estéticos. Para reflexão, neste artigo utilizamos textos do teórico Maffesoli em que trata de localidade e práticas sociais no cotidiano. Também utilizamos a obra de Schutz quando interpretamos as práticas sociais através de tipificação nas estruturas sociais; assim como usamos a compreensão de forma social de Simmel.
Downloads
Referências
BACKHAUS, G. George Simmel as an eidetic social scientist. In: BACKHAUS, Gary. Sociological theory. Vol. 16, N. 3, pp. 280-191, 1998.
BECKER, H. As políticas da apresentação: Goffman e as instituições totais. Grenoble. 1999.
.
CASTRO, M. A arte na sua cotidianidade: Uma percepção de arte na feira do Guamá. Repositório da Universidade Federal do Pará. 152f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém,. Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
GOFFMAN, E. A situação negligenciada. In Ribeiro e Garcez. Porto Alegre: Ager, 1998.
____________________. Interactive ritual: Essays on face behaviour. Londor: Alen Lane, 1971.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: ED. DP&A, 2003.
MALDONATO, M. A subversão do ser: identidade, mundo, tempo, espaço fenomenologia de uma mutação. São Paulo: Ed.Petrópolis, 2001.
MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível. Petrópolis: Ed.Vozes, 1998.
____________________. Au Creaux des apparences. Paris: PLON, 1990.
____________________. Elogio da Razão Sensível trad 4ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NOBRE, R. Weber e o Racionalismo Ocidental. In: CARVALHO, Alonso Bezerra; BRANDÃO, Carlos da Fonseca (Org.). Introdução à Sociologia da Cultura: Max Weber e Nobert Elias. São Paulo: Ed.Avercamp, 2005.
SCHUTZ, A.. Sobre a fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Ed.Vozes, 2012.
____________________. El problema de la realidad social: escritos I. 2. ed. Buenos Aires: amorrortu, 2008.
SMITH, G. Instantâneos ‘sub specie aeternitatis’: Simmel, Goffman e a sociologia formal. In: GASTALDO, Edison (Org.). Erving Goffman o desbravador do cotidiano. Porto Alegre: Ed.Tomo Editorial, 2004.
SIMMEL, G. O problema da sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1983.
LÉVI-STRAUSS, C. Introdução a obra de Marcel Mauss e o ensaio sobre dádiva. In: LÉVI-STRAUSS, Claude. São Paulo: Revista de sociologia e política. V.14, p.173-194, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.