Universidade 93,7: radiojornalismo alternativo e divulgação multiplataforma em programas universitários
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152851Palavras-chave:
Ensino da comunicação., Multiplataforma., Radiojornalismo., Rádio USP 93,7 FM., Universidade 93,7.Resumo
Este artigo aborda a expansão do conteúdo multiplataforma do programa Universidade 93,7, que é produzido pelos alunos do curso de jornalismo da Universidade de São Paulo e veiculado pela Rádio USP FM. Além dos áudios, os estudantes fazem gravações em vídeo, fotografia, matérias adicionais, entre outros produtos que são veiculados nas redes sociais. O objetivo é o de divulgar o programa e, assim, ampliar o número de ouvintes. Esta pesquisa demonstra a viabilidade ou não dessa estratégia de comunicação utilizada no programa Universidade 93,7, que é uma proposta alternativa de ensino de radiojornalismo, no ar há dez anos.
Downloads
Referências
FERRARI, Pollyana. (Org.). Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010.
GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Arte transmídia na era digital. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Acesso em: 27.jul.2018.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Enunciação e etiquetagem de conteúdos da CBN - Análise da cobertura de uma tragédia carioca no rádio via internet. IN Revista Rádio-Leituras. Ano IV. Número II. Edição Julho-Dezembro 2013, pp. 06-24. Disponível em: https://radioleituras.files.wordpress.com/2014/03/ano4num2.pdf. Acesso em: 06.nov.2018.
SAAD CORRÊA, Elizabeth Nicolau. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. IN: KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação organizacional estratégica: Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. p. 59-76.
SALAVERRÍA, Ramón. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. IN: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Livros LabCom, 2014. p.25-51. Link: <https://www.researchgate.net/publication/268810050_Multimedialidade_informar_para_cinco_sentidos>. Acesso em: 03.jul.2018.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1992.
LINKS:
SITE PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7 ANTIGO. Link: <http://www.usp.br/cje/radiojornalismo/antigo/>. Acesso em: 01.nov.2018.
SITE PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7 ANTIGO. Série Tempo de Poesia. 2015. Link: <http://www.usp.br/cje/radiojornalismo/antigo/index3.php
?buscar=Tempo+de+Poesia&button=Buscar>. Acesso em: 01.nov.2018.
SITE PROGRAMA UNIVERSIDADE 93,7 NOVO. Link: <http://usp.br/cje/radiojornalismo/>. Acesso em: 01.nov.2018.
SITE CJE. DEPARTAMENTO DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO. Link: <http://www.usp.br/cje/>. Acesso em: 01.nov.2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.