O gestar e o parir em Trailer de Nicola Constantino
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157643Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Gravidez, Gestação, Parto, FeminismoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a representação da gravidez e parto na obra Trailer, de Nicola Costantino. A hipótese inicial é que, desde o advento do feminismo, representações da maternidade questionadoras do patriarcado foram introduzidas na arte contemporânea. No caso particular da gravidez e do parto, desde os tempos modernos, eles foram apropriados pela ordem masculina. O discurso medicinal e o disciplinamento do corpo feminino tiraram das mulheres o domínio sobre nossas próprias gestações, censurando experiências e práticas transmitidas ancestralmente entre as mulheres. Diante desse cenário, nosso trabalho procura observar como a arte contemporânea continua promovendo o domínio dessa ordem patriarcal ou questionando-a, produzindo novas possibilidades para conceber a gravidez e o parto promovendo a transformação social que isso implica.
Downloads
Referências
AMORÓS, Celia. Hongos hobbesianos, setas venenosas. Mientras Tanto, Barcelona, n. 48, p. 59-68, 1992.
BARTHES, Roland; BOONS, Marie-Claire; BURGELIN, Olivier; GENETTE, Gerard; GRITTI, Jules; KRISTEVA, Julia; METZ, Christian; MORIN, Violette; TODOROV, Tzvetan. Lo verosímil. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo, 1970.
FREUD, Sigmund. Lo ominoso. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu, 2009. v. 17, p. 215-251.
LOBO POLIDANO, Esther. El doble y su relación con lo siniestro. L’aperiòdic virtual de la Secció Clínica de Barcelona, Barcelona, n. 30, p. 1-13, 2010. Disponible en: https://bit.ly/2YyuTyQ. Acceso en: 26 nov. 2018.
RODRIGÁÑEZ BUSTOS, Casilda. Pariremos con placer: apuntes sobre la recuperación del útero espácito y la energía sexual femenina. Buenos Aires: Madreselva, 2007.
SAU, Victoria. Del vacío de la maternidad, la igualdad y la diferencia. Vía Fora!!, Barcelona, n. 55, p. 61-75, 1997.
SAU, Victoria. El vacío de la maternidad: madre no hay más que ninguna. Barcelona: Icaria, 2004.
SEGRE, Cesare. Tema/motivo. In: SEGRE, Cesare. Principios de análisis del texto literario. Barcelona: Crítica, 1985. p. 339-366.
VERÓN, Eliseo. La semiosis social. Barcelona: Gedisa, 1987.
VERÓN, Eliseo. La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretaciones. Buenos Aires: Paidós, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.