A representação imagética da criança nos vários processos históricos sociais e sua identidade ameaçada pela cultura globalizada
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.74382Palavras-chave:
Iconografia da criança, Imagética da infância, Cultura de massa, Cultura digital, Diversidade culturalResumo
Este trabalho propõe uma análise da representação imagética da criança e sua relação com conteúdo de ordem ideológica, para compreender seu uso na contemporaneidade como produto, mostrar ainda que, concomitantemente com processo de transformação social, a iconografia da criança recebeu tratamentos diferenciados. E que hoje, os meios massivos e a cultura digital ora em curso, que atendem diretamente aos anseios de uma sociedade globalizada e neoliberal, acabaram por unificar as representações infantis, forçando-as a padronizarem suas atitudes nos mais remotos confins do planeta, bem como, estão empurrando para o esquecimento a diversidade cultural local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kátia Maria Roberto de Oliveira Kodama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.